1 – Conectar o computador em uma tomada sem proteção
Eis aqui uma situação que pode literalmente “fritar” o seu computador. Você pode pensar que somente corre esse risco durante uma tempestade mas, qualquer coisa que interrompa o fornecimento de energia e o reinicia pode queimar o seu computador. Algo simples como alguém ligando algum dispositivo de alta voltagem amperagem na mesma rede elétrica. Por exemplo, um secador de cabelo, um aquecedor elétrico ou ar condicionado. Ainda existe a possibilidade de uma arvore ou qualquer outra coisa cair sobre os fios de energia na sua rua – eu mesmo recentemente vi um caminhão arrancando deliberadamente os fios de uma rua. Algo deste tipo pode gerar uma súbita queda ou oscilação de energia muito alta que poderia provocar problemas nos componentes do seu computador se ele não estiver conectado a uma rede elétrica segura e estabilizada. Se acontecer uma falha no fornecimento de energia, seu computador pode queimar no momento em que o fornecimento de energia se reestabelecer.
Você pode proteger os seus sistemas contra danos causados por picos de energia usando sempre uma rede protegida, com aterramento, estabilizadores e nobreaks apropriados e de boa qualidade. É importante estar ciente de que uma proteção de qualidade duvidosa não pode garantir segurança. Um sistema de alimentação ininterrupta com bateria é melhor tipo pois mantém a energia fluindo sem problemas, mesmo quando há uma interrupção, para lhe dar tempo para desligar o computador adequadamente.
2 – Navegar Na Internet Sem Usar Um FireWall
Muitos usuários domésticos se conectam sem perceber que estão colocando-se em risco de ser invadidos ou afetados por vírus. Todo o computador conectado a Internet deve ser protegido por um firewall, e pode ser um firewall embutido no modem ou roteador de banda larga, ou um software firewall instalado no computador, como o Firewall do Windows ou um firewall de terceiros como o Comodo Firewall ou o ZoneAlarm. Uma vantagem de firewalls pessoais em computadores portáteis é que eles estarão sempre com você quando levar o computador na viajem e ligar em um hotel ou em um hotspot wireless. No entanto, apenas ter um firewall não é suficiente. Você também deve se certificar de que ele esteja sempre ativo e configurado corretamente para te proteger.
3 – Não Possuir Ou Negligenciar O AntiVírus E Um Anti-Spyware
Nos dias de hoje, você não pode se dar ao luxo de usar um computador sem a devida proteção contra vírus. Os programas maliciosos que os AntiVírus detectam – vírus, trojans, worms, etc – não só podem causar estragos em seu sistema, como também podem se espalhar através do seu computador para o resto da rede, eles podem inclusive derrubar toda uma rede. Spywares são outra ameaça crescente, que são programas que se instalam no seu computador ( geralmente sem o seu conhecimento ) e coletam informações do seu sistema que são então enviadas de volta para o desenvolvedor do spyware para que ele possa vende-las. Os programas antivírus não detectam os spyware muitas vezes, por isso é importante possuir e utilizar sempre um bom programa anti-spyware.
0 comentários:
Postar um comentário